Atividades específicas geralmente podem ser praticadas a partir do 2º trimestre de gestação
Anelise Zanoni
Durante a gestação, cada movimento do bebê, além de ser emocionante, garante que o pequeno está saudável, o que proporciona o bem-estar emocional da futura mamãe. Mas para que o período de gravidez, o parto e a recuperação sejam ainda mais tranquilos, especialistas recomendam que as gestantes pratiquem exercícios físicos. Pensando nisso, muitas delas recorrem a programas de atividades voltados para grávidas. Além de aliviar incômodos, os exercícios de baixo impacto podem evitar diabetes e hipertensão gestacional.
Segundo a ginecologista e obstetra Heloísa Brandão Boratto, o exercício físico é essencial durante o período de gestação, seja praticado na academia ou na rua.
— Uma boa caminhada, por exemplo, faz muito bem. Andar e pensar em outras coisas já é bom, além de proporcionar oxigenação— detalha. Para ela, essa é uma ótima opção para quem não tem condições de arcar com o custo de uma academia.
Atividades específicas geralmente podem ser praticadas a partir do segundo trimestre de gestação. Não há período definido para interromper as atividades, tudo depende da disposição da grávida.
— Algumas pacientes se exercitam até o último dia, pouco antes de ganhar neném, o que ajuda a encaixá-lo — exemplifica.
Desde que sejam autorizados pelo médico e praticados de maneira correta, os exercícios físicos não representam riscos para as gestantes, porque não forçam a musculatura do abdômen, só a paravertebral (entre as vértebras). De acordo com a especialista, as grávidas que praticam atividades físicas específicas têm uma série de benefícios. Entre eles, a diminuição de dores, principalmente nas costas, o reforço da musculatura pélvica e a melhora na condição respiratória.
Para praticar exercícios pós-parto, é recomendado esperar pelo menos 40 dias após dar à luz. Cumprir o prazo evita que o corpo, ainda sensível, seja forçado. Educadora física e coordenadora de um programa para gestantes e pós-parto, Daniela Rico alerta que os cuidados ao praticar exercícios físicos devem ser tomados desde o início. Observar a intensidade e se preocupar com a sobrecarga são alguns deles.
— A musculação e a ginástica localizada também exigem atenção — afirma.
Benefícios
— Controle de peso
— Manutenção da condição física
— Diminuição de dores e desconfortos posturais
— Melhora da autoestima e da ansiedade
— Redução de edemas e inchaços
— Prevenção de varizes e hemorroidas
fonte: Caderno Meu Filho - ZH